1985-1990

 

1985 - Este é o ano da formação dos Guns N'Roses. O nome do grupo surgiu da fusão dos nomes de 2 bandas: L.A. Guns e Hollywood Rose. E esta ideia para o nome da que viria a tornar-se a maior banda de Hard-Rock do planeta surgiu na mente de Axl Rose, fruto de tanto ele como companheiros da altura, fazerem parte de ambas, uma espécie de partilha, nomeadamente Izzy Stradlin e Traci Guns.

A formação inicial não oficial foi a seguinte:

Axl Rose - Voz.

Izzy Stradlin - Guitarra Ritmo.

Traci Guns - Guitarra Solo.

Ole Beich - Baixo.

Robert Gardner - Bateria.

Iniciaram uma digressão pelos Estados Unidos, com o bombástico título de "Hell Tour", mas as coisas não correram bem, pois a mesma revelou-se um fracasso. Prova disso, foi o seu 1º espectáculo ter sido presenciado por apenas um par de pessoas (!) Ainda chegaram a tocar em alguns bares populares como o Roxy, The Troubadour, e o Rainbow, mas o infortúnio prevaleceu e tiveram de vender parte do equipamento musical para regressarem a casa. Esta mini-digressão deixou sequelas negativas, pois 3 elementos acabaram por abandonar o projecto: Traci Guns, que  regressou aos L.A. Guns; Ole Beich, o qual viria a falecer alguns anos mais tarde, afogado num lago em Copenhaga, Dinamarca, naquela que é considerada uma morte misteriosa e Robert Gardner.

Com 3 baixas na formação, Axl teve de procurar substitutos: Slash, que costumava encontrar Axl nos bares, por alturas dos Road Crew e Hollywood Rose (bandas de ambos na altura, respectivamente), foi convidado para uma audição, que o mesmo aceitou. Mas acabaria por ser recusado, em virtude de Axl e Izzy Stradlin o considerarem demasiado bom para tocar com eles. Posteriormente, Axl arrependeu-se da decisão e fez novo convite a Slash, desta vez em definitivo, ao qual este acedeu de imediato, com a condição de que os seus antigos companheiros nos Road Crew, Duff McKagan e Steven Adler fossem aceites. Axl concordou e o grupo ficou estabelecido como um quinteto, sendo esta a sua 1ª formação oficial e que mais tarde, viria a entrar para os anais da história da música:

Axl Rose - Voz.

Izzy Stradlin - Guitarra Ritmo.

Slash - Guitarra Solo.

Duff McKagan - Baixo.

Steven Adler - Bateria.  

 

1986 - É editado o 1º EP, "Live?! Like a Suicide!", com 4 faixas. Dando a sensação de ser um mini-álbum ao vivo, tal não acontece, pois o quinteto gravou os temas em estúdio e colocou o som de fundo de 30.000 pessoas. Foi lançado em edição limitada a 500 exemplares, mas o sucesso inesperado levou a que mais cópias fossem distribuidas. No total, foram vendidas 10 mil cópias.

 

1987 - É lançado o 1º álbum de estúdio de longa duração, "Appetite for Destruction". Mas o "boom" deste registo nos EUA e no Reino Unido só acontece 1 ano depois, quando o teledisco de "Welcome to the Jungle" é exibido pelo canal musical MTV, às 02.00 da manhã. Nos Estados Unidos chega mesmo ao 1º lugar, conquistando 18 discos de platina. Chega ao 3º lugar na Aústria e no Candá e ao 5º no Reino Unido e na Holanda. As vendas globais cifram-se em 35 milhões de cópias. 

 

1988 - É Editado o 2º EP da carreira, "GN'R Lies", com 8 faixas: as 4 faixas do EP "Live!? Like A Suicide", mais 4 temas inéditos, todos acústicos, um deles bem polémico, denominado "One in a Million", que motivou fortes críticas de racismo, homofobia e xenofobia ao grupo. Axl Rose respondeu dizendo que a faixa era uma crítica aos "low-lifes" e que ele era amigo pessoal de Elton John. Deste EP, é retirado o single "Patience", que conhece grande sucesso e que passa a fazer parte do alinhamento do set list ao vivo, até hoje. Nos Estados Unidos, o EP volta a fazer furor, chegando ao 2º lugar das tabelas de vendas, conquistando 5 discos de platina. Há a registar ainda um 7º lugar na Suécia. Em Portugal, o EP atinge o 18º lugar, entrando para a tabela dos 30 mais vendidos já em plena era de ilusões, ou seja, 4 anos depois! As vendas globais cifram-se em 18 milhões de cópias.

 

        - Pela 1ª vez na carreira, são convidados a tocar no festival Monsters Of Rock, o qual tem lugar no Castelo de Donington, ao lado de outros grandes nomes do rock pesado como os Iron Maiden, Megadeth, Kiss ou Dave Lee Roth (na altura ex, actualmente é, de novo, o vocalista dos Van Halen). Durante a actuação dos Guns N'Roses, dá-se um acontecimento insólito e bastante triste: 2 fãs do grupo morrem esmagados contra o gradeamento. No final do show, os membros do grupo estavam visivelmente consternados com o sucedido.