1996-2000

 

 

1996 - Circulam rumores de que um novo álbum do grupo pode ver a luz do dia na Primavera de 1997. Não passam disso mesmo. Este ano fica marcado por mais uma triste notícia: Duff Mckagan, farto de tanta confusão é o último elemento da formação original a abandonar o barco. 

 

1997 - Axl Rose entra numa espécie de reclusão domiciliária. Chegam a levantar-se vários boatos durante este "exilio" do músico. Inclusivé que teria falecido!

 

1998 - É lançada a compilação "Use Your Illusion", exclusivamente para as cadeias de supermercados americanas WallMart e KMart. O registo tem 12 faixas: as 6 primeiras são de Use your Illusion I, as restantes são de Use Your Illusion II. Conquista um disco de platina, pela venda de 1 milhão de cópias.

 

1999 - É editado o duplo registo ao vivo, "Live Era '87-'93", que, como o próprio nome indica, inclui actuações da banda durante este período. Este lançamento foi feito sem o consentimento de Axl Rose e de Slash. As melhores posições que alcançou foi um 11º lugar em Portugal e um 16º lugar na Holanda. Embora as vendas tivessem ficado muito àquem do esperado, ainda conquistou um disco de ouro nos Estados Unidos, apesar de se ter ficado por uma modesta 45ª posição; e um disco de platina no Canadá, onde chegou ao 25º lugar.

      - Com uma formação totalmente nova, os Guns N'Roses lançam o single "Oh my God", incluído na banda sonora do filme "End of Days", com Arnold Schwarzenneger. Mostrava uma sonoridade mais industrial, talvez devido ao facto de Axl ouvir muito na altura Nine Inch Nails, mas o resultado foi confrangedor e o seu mediatismo, nulo!

 

2000 - Guns N'Roses regressam à MTV em clima de grande festa: o apresentador convidado faz as honras da casa num discurso eufórico e declara-se fã da banda. O grupo toca um medley: "Welcome to the Jungle", "Magadascar" e "Paradise City".  Na parte final do espectáculo, são atirados papelinhos para o ar em sinal de celebração. Grande empatia entre a plateia e Axl. No entanto, houve algo em comum a todos os presentes: uma banda famosa, mas com caras desconhecidas, à excepção de Axl e Dizzy Reed. No final, Axl foi entrevistado e elogiado pelo apresentador principal e respondendo às perguntas do anfintrião, afirmou ter tido que reconstruir a formação praticamente do zero e que o já muito falado álbum "Chinese Democracy" iria sair, desconhecendo a altura de lançamento e elogiando ainda os músicos com quem estava a tocar.