30 anos de "Appetite for Destruction"
No passado dia 21 do mês de Julho, completaram-se exactamente 30 anos do lançamento de um dos álbuns mais marcantes da história do rock: falo de "Appetite for Destruction", o registo de estreia. Foi gravado em 4 estúdios diferentes, nomeadamente Rumbo Studios, em Canoga Park, Take One Studios, em Burbank, Record Plant, em Los Angeles e Can Am Studio, em Tarzana, todos no estado da Califórnia, entre Março e Abril de 1987, produzido por Mike Clink e lançado com selo Geffen. Deste trabalho, foram extraídos 5 singles: "It's So Easy", "Welcome to the Jungle", "Sweet Child O'Mine", "Paradise City" e "Nightrain".
Para além dos EP's "Live?!*@ Like a Suicide" e "GN'R Lies", este foi o único álbum com a formação original da banda: Axl Rose, Slash, Duff McKagan, Izzy Stradlin e Steven Adler.
O desenho da capa original é de Robert Williams, com a ilustração de uma mulher a ser violada por um robô. Mas a formação viu-se forçada a alterar a capa para o que viria a ser o seu logótipo, depois de diversos retalhistas musicais se terem recusado a comercializar o álbum. A controversa ilustração foi colocada no interior do registo.
Foi um enorme sucesso comercial, vendendo mais de 30 milhões de cópias a nível mundial (30.800.00, para ser exacto), sendo um dos álbuns mais vendidos até hoje. Alcançou o topo da Billboard 200 (estreou-se em 182º um ano antes), sendo 1º classificado durante 4 semanas não consecutivas e tornando-se no registo de estreia mais vendido e o 11º álbum mais vendido nos E.U.A, com um total de 18 Discos de Platina conquistados, relativos a 18 milhões de cópias. Alcançou igualmente o 1º lugar na Nova Zelândia; o 3º na Áustria e Holanda; o 5º no Reino Unido; o 7º na Austrália, Canadá e Suiça; o 9º na Noruega; o 11º na Alemanha e Irlanda; o 32º na Suécia e o 58º em Itália. Para além das conquistas nos E.U.A., alcançou igualmente os seguintes certificados: 3 Platinas na Argentina e Reino Unido; Platina na Austália, Áustria, Brasil, Alemanha, Japão, Nova Zelândia e Suiça; Diamante no Canadá; 2 Ouro em França e Ouro na Finlândia, Itália, México e Suécia.
Embora as críticas tenham sido ambivalentes na altura do seu lançamento, desde então foram unânimes na sua apreciação, considerando-o mesmo como um dos melhores álbuns de sempre.
O curioso é que inicialmente, pouca ou nenhuma atenção lhe foi dada e só passado 1 ano depois do seu lançamento é que a loucura começou: o videoclip do tema "Welcome to the Jungle" foi divulgado pelo canal de música MTV por volta das 02.00 da manhã e foi recebido de forma tão entusiástica que o culto à volta dos Guns N'Roses começou precisamente nessa madrugada.
Nota curiosa para o facto de muitas das faixas que compõem este álbum terem começado como temas solo que cada membro da banda escreveu em separado, sendo acabadas mais tarde. São os casos de "It's So Easy", escrito por Duff McKagan e "Think about You", da autoria de Izzy Stradlin. "Rocket Queen" foi um tema inacabado, o qual foi composto por Slash, Duff e Steven Adler para a sua 1ª banda, Road Crew. "Anything Goes", escrito pelos Hollywood Rose e mais tarde incluido na compilação "The Roots of Guns N'Roses", foi posteriormente reescrita para "Appetite for Destruction".
A maioria dos temas reflecte experiências pessoais da formação e a sua vida diária, como "Welcome to the Jungle", onde Axl Rose compôs parte da letra depois de ter encontrado um homem em Nova Iorque, pouco depois de ter chegado àquela cidade, proveniente do Indiana, no ano de 1980. "Mr.Brownstone" descreve os problemas da banda com a heroína. Outros temas centram-se na idade mais jovem dos membros da banda, como "Out ta Get Me", cujo foco são os constantes problemas do vocalista Axl Rose com a lei na sua juventude em Indiana.
No respeitante às tabelas de vendas, "It's So Easy" alcançou o 84º lugar no Reino Unido; "Welcome to the Jungle" chegou ao 6º lugar na Nova Zelândia, 7º nos Estados Unidos (Billboard), 13º na Finlândia, 14º na Irlanda e 24 no Reino Unido; "Sweet Child O'Mine" atingiu o 1º lugar nos Estados Unidos (Billboard) e na tabela de Rock & Metal do Reino Unido, 4º na Irlanda, 5º na Nova Zelândia, 6º nos singles do Reino Unido, 7º no Canadá e Mainstream Rock da Billboard, nos Estados Unidos, 11º na Austrália e Áustria, 15º na Suiça, 20º na Holanda, 23º na Finlândia, 27º na Suécia e 30º em Espanha; "Paradise City" alcançou o 1º lugar na Irlanda, 2º na Nova Zelândia, 3º na Suécia, 4º na Noruega e Holanda, 5º na Billboard dos Estados Unidos, 6º na Finlândia e Reino Unido, 7º na Suiça e 10º na região da Flandres, Bélgica; "Nightrain" chegou ao 2º lugar na Irlanda, 17º no Reino Unido, 21º na Nova Zelândia e 26º na Mainstream Rock da Billboard, nos Estados Unidos.
Quanto a Certificados, "Sweet Child O'Mine" conquistou 1 Disco de Platina em Itália, Reino Unido e Estados Unidos, enquanto "Paradise City" arrebatou 1 Disco de Platina também em Itália e 1 Disco de Ouro no Reino Unido.