Em 2014, compilação "Greatest Hits" completou 10 anos de existência!

25-06-2015 22:30

 

 
No dia 23 de Março do ano passado, 2014, a compilação "Greatest Hits" completou 10 anos de existência. Por lapso meu ou esquecimento, não fiz referência a este facto na altura e pelo sucedido, apresento as minhas desculpas. Talvez se tenha devido ao facto de este registo estar sempre a ser mencionado nas notícias deste site, em virtude de permanecer nalgumas tabelas de vendas por esse mundo fora...
Mas vamos ao que interessa: este registo foi lançado no dia 23 de Março de 2004, com um total de 14 temas: 13 deles eram representativos dos álbuns "Appetite for Destruction", "Use your Illusion I" e "Use your Illusion II" e do EP "GN'R Lies" e o tema de encerramento era uma faixa que a banda compôs para o filme "Interview with the Vampire", a qual apenas tinha sido lançada em single.
Esta compilação foi lançada pela Geffen em parte como justificação pelo atraso no lançamento do álbum "Chinese Democracy" (saíria 4 anos e meio depois). Mas os antecedentes deste lançamento não foram nada pacíficos: Axl Rose, Slash e Duff McKagan moveram processos judiciais contra a editora na (gorada) tentativa de bloquear a sua edição, devido ao alinhamento das faixas.
Surpresa maior foi o facto de as faixas aqui incluidas dos álbuns "Use your Illusion I & II" terem sido creditadas a toda a formação, ao contrário do que acontece nos álbuns originais, quando são creditadas individualmente. Pela negativa, a censura na faixa "Ain't it Fun", que viu uma palavra, "cunt", ser cortada por notas de guitarra ("Ain't it Fun when you tell her she's just a CUNT"). Esta versão nunca tinha sido oficialmente lançada antes, mas algumas estações de rádio já a divulgavam por alturas do seu lançamento em single, em 1993.
A reação inicial foi bastante positiva, com criticas maioritariamente favoráveis e um sucesso comercial, mas os fãs mais acérrimos queixaram-se da escolha das faixas em si, em virtude de o alinhamento incluir demasiadas versões e a ausência de alguns temas mediáticos.
Apesar da sua fraca divulgação, "Greatest Hits" foi e continua a ser um êxito estrondoso, em virtude de actualmente e passados 10 anos, ainda manter presença permanente, regular ou passageira em vários países europeus e mundiais, como os E.U.A., Reino Unido, Irlanda, Austria, Itália, Polónia, França, Portugal e Grécia. Na semana em que foi lançado, alcançou o 1º lugar no Reino Unido e o 3º nos E.U.A., na tabela dos 200+ da Billboard. Até hoje e só na Europa, a compilação já vendeu mais de 4 milhões de cópias, conquistando 4 Certificados Platina, enquanto nos E.U.A. e só a partir de 2012, vendeu 5,2 milhões de cópias (!) (o país onde foi mais bem sucedido no aspecto comercial), conquistando 5 Certificados Platina. No entanto, a maior conquista em termos de Certificados tem-se registado na Austrália, com 8 Platinas no curriculo, relativas a 560 mil cópias vendidas. Como se sabe, a atribuição dos Certificados varia de país para país: cada um tem um critério diferente em termos de cópias vendidas para atribuição da respectiva distinção. 
Eis os outros países em que conquistou certificados e o respectivo número de distinções e vendas:
 
Argentina - 2 Platinas (80.000 cópias).
Brasil - Ouro (50.000 cópias).
Canadá - 2 Platinas (200.000 cópias).
Alemanha - Platina (200.000 cópias).
Grécia - Ouro (10.000 cópias).
Irlanda - 6 Platinas (90.000 cópias).
Itália - Platina (100.000 cópias).
Japão - Ouro (100.000 cópias).
México - Ouro (50.000 cópias).
Nova Zelândia - 6 Platinas (90.000 cópias).
Espanha - Platina (100.000 cópias).
Suécia - Platina (60.000 cópias).
Suiça - Platina (40.000 cópias).
Reino Unido - 6 Platinas (1.800.000 cópias).