Gilby Clarke foi convidado a regressar à banda, mas recusou por razões familiares

23-06-2019 03:53
 

Em Outubro do ano passado, numa entrevista concedida à estação de rádio Sirius XM, Gilby Clarke contou que foi convidado a regressar aos Guns N'Roses em Julho de 2016, nomeadamente para participar na Digressão que ainda decorre, "... Not in this Lifetime Tour". Ora, a recusa não teve a ver com ressentimentos nem rancores, mas simplesmente devido ao facto de ele ter sido chamado precisamente no mesmo dia em que a sua filha Frankie ia tocar no Festival Lollapalooza, com a sua banda, Frankie + The Studs. Gilby queria assistir à estreia da filha nos grandes palcos, sentir que estava lá com ela, a acompanhar os primeiros passos da sua carreira musical.

Gilby afirmou igualmente que o reencontro com os antigos colegas correu bem e que a relação entre todos é normal, que está tudo bem entre ele e Axl, Slash e Duff, não guardando qualquer tipo de mágoa. Não se falavam há bastante tempo por estarem em locais diferentes, encontraram-se no mesmo local por acaso (não revelado, mas pelo que deu a entender, pareceu ser num estúdio), quando Gilby estava a arrumar o seu equipamento, enquanto os antigos colegas ensaiavam.

O apresentador do programa, Eddie Trunk,  ainda questionou Clarke se este considerava possível voltar à formação, tendo este respondido de forma afirmativa, mas que a altura escolhida não era boa para ele, pela razão acima mencionada.

Recorde-se que Gilby Clarke esteve nos Guns N'Roses entre 1991 e 1995, com a função de guitarra-ritmo, substituindo um dos fundadores da banda, Izzy Stradlin, que tinha saído já com a Digressão dos novos álbuns a decorrer. Gilby participou na Digressão Mundial da "Use your Illusion Tour", a qual decorreu de 20 de Janeiro de 1991 a 17 de Julho de 1993. Todavia, o 1º concerto de Gilby com a banda foi no dia 05 de Dezembro de 1991, no Worcester Centrum, em Worcester, na América do Norte. Clarke deixou a sua marca no álbum de versões, "The Spaghetti Incident?", lançado em 1993, aparecendo igualmente em vários telediscos da banda. Inicialmente, a maioria dos temas ainda foi gravada com Izzy, durante as sessões de gravação dos álbuns "Use your Illusion I & II", as quais foram posteriormente regravadas com Gilby.

A sua carreira nos Guns N'Roses terminou quando foi dispensado por Axl em 1995, não participando nas gravações do single "Sympathy for the Devil", embora ainda fosse um elemento oficial da banda.

Posteriormente, Gilby iniciou uma carreira a solo, participando ainda no projecto Slash's Snakepit, que contava com os seus antigos colegas dos Guns N'Roses, Slash, Matt Sorum e Dizzy Reed; com os Rock Star Supernova e com os Heart, entre outros.